Nossa Metodologia/Filosofia

O Instituto Êxito de Ensino considera o espaço escolar educativo para a comunidade de aprendizagem, sendo esta constituída por todos os seus componentes: alunos, pais/responsáveis, professores, equipe técnica – pedagógica e demais funcionários.

Nessa perspectiva, toda a sua proposta e dinâmica de trabalho estão pautadas no trabalho coletivo, solidário, negociado e compartilhado.

Com isso, a escola é vista como lugar de construção e reconstrução da cultura, e entendida como produto e produtora do Homem, numa leitura científica, social; das mídias, da estética, dos alunos e da própria escola, que é a cultura organizacional que sintetiza os sentidos que as pessoas dão às coisas, gerando um padrão coletivo de pensar e perceber as coisas e de agir. (Libâneo, 2008)

Toda a articulação pedagógica do Instituto Êxito de Ensino se propõe a seguir uma postura interdisciplinar, num movimento de contextualização dos saberes para o desenvolvimento das habilidades e competências próprias às fases da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O Instituto Êxito Fundamenta sua proposta filosófica nas teorias interacionistas do desenvolvimento e aprendizagem nos estudos de Jean Piaget e Lev Vygotsky, estruturando também seus princípios e valores na cosmovisão Cristã. Nesta perspectiva, mantém uma parceria com o Sistema Mackenzie.

O Instituto Êxito de Ensino tem como base para o desenvolvimento do seu trabalho a Filosofia Cristã.

Os nossos Projetos são desenvolvidos tendo como principal objetivo a formaçao de cidadãos com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazerem a leitura do mundo em que vivem a partir de valores e princípios cristãos.