No ano de 1995, as irmãs e educadoras Rosane Maciel e Rosemere Marins, à sombra dos ensinamentos de Piaget e da arte como fonte de inspiração, fundaram , no bairro Peró, a Escola Reino da Alegria, fruto de um sonho custeado à persistência, sacrifício, perseverança e muita determinação.
O espaço era alugado, a mobília era de segunda mão e, com apenas 9 alunos, foram iniciadas as atividades. Após cinco anos, a primeira conquista: a compra do prédio próprio, localizado na Rua do Moinho, propiciando a ampliação do Ensino Fundamental – do 6º ao 9º Ano de Escolaridade.
Neste período, a instituição se debruçou sobre o pensamento de muitos estudiosos, a fim de enriquecer as suas ações educativas. Dentre eles, Vygotsky (o sociointeracionismo), Paulo Freire (a educação para a consciência), Perrenoud (o desenvolvimento das competências) e Wallon (a afetividade). Assim, a escola ganhava reconhecimento, credibilidade e se expandia, assumindo papel importante no cenário educacional cabofriense.
Em 2012, os horizontes se abrem e os projetos vislumbram a área central do município de Cabo Frio. Foi preciso atravessar a ponte e, com a mesma coragem e persistência, recomeçar em outro lugar, tomar outra forma, RENASCER.
Em 2013, então, nasceu o Instituo Êxito de Ensino, localizado na Rua Índia, nº 380, iniciando as suas atividades educacionais com 50 alunos, da Educação Infantil às Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Em 2015, ano em que comemora 20 anos de história, atenderá, também, às Séries Finais do Ensino Fundamental – do 6º ao 9º Anos de Escolaridade, iniciando um novo ciclo, regado à ousadia, disposição, responsabilidade e compromisso, tocado pelos ventos que moviam os moinhos de outrora, lá no Peró.
Dessa forma, o Instituto Êxito de Ensino tem propiciado aos seus alunos a leitura do mundo com os seus próprios olhos, bem como a escrita dele com as suas próprias mãos.
Seja bem-vindo ao Instituto Êxito de Ensino!
É um grande prazer tê-lo conosco!!!
Rosane Maciel
O Instituto Êxito de Ensino considera o espaço escolar educativo para a comunidade de aprendizagem, sendo esta constituída por todos os seus componentes: alunos, pais/responsáveis, professores, equipe técnica – pedagógica e demais funcionários.
Nessa perspectiva, toda a sua proposta e dinâmica de trabalho estão pautadas no trabalho coletivo, solidário, negociado e compartilhado. Com isso, a escola é vista como lugar de construção e reconstrução da cultura, e entendida como produto e produtora do Homem, numa leitura científica, social; das mídias, da estética, dos alunos e da própria escola, que é a cultura organizacional que sintetiza os sentidos que as pessoas dão às coisas, gerando um padrão coletivo de pensar e perceber as coisas e de agir. (Libâneo, 2008)
Toda a articulação pedagógica do Instituto Êxito de Ensino se propõe a seguir uma postura interdisciplinar, num movimento de contextualização dos saberes para o desenvolvimento das habilidades e competências próprias às fases da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
O Instituto Êxito fundamenta a sua proposta filosófica nas teorias interacionistas do desenvolvimento e aprendizagem nos estudos de Jean Piaget e Lev Vygotsky, estruturando também seus princípios e valores na cosmovisão Cristã. Nesta perspectiva, mantém uma parceria com o Sistema Mackenzie.